Se você já teve dúvidas na hora de precificar seus produtos no seu estabelecimento, não deixe de ler esse artigo até o final!
A precificação dos produtos está relacionada diretamente com a gestão do seu negócio de alimentação. Para tanto, você precisa ter conhecimento do CMV – custo de mercadoria vendida, do percentual de lucro desejado, do CMO (custo com mão de obra) e do COP (custo com operação).
O CMV é obtido através das Fichas Técnicas que trazem o real custo de produção de cada produto e promovem a padronização de processos e atividades. Assim, qualquer colaborador que elaborar o prato irá saber como fazê-lo, seguindo sempre o mesmo padrão de sabor, quantidade e apresentação dos pratos.
Quem ainda não utiliza as fichas técnicas em seus produtos não sabe quanto rende cada matéria prima, não tem ideia do percentual de perdas ao preparar o prato e não sabe se determinado prato/produto está gerando lucro ou prejuízo – podendo alterar alguns ingredientes/ formulação para que o mesmo seja mais atrativo para o consumidor e vantajoso financeiramente para o proprietário.
O CMO e o COP variam conforme cada cliente e produção para determinado produto. A margem de lucro é definida por cada cliente e o preço da concorrência também pode ser levado em consideração. O controle de estoque também é essencial.
A precificação envolve análise, gestão, organização e planejamento e é extremamente importante para o sucesso do seu estabelecimento.
Conte com a Atualiza Food para realizar a gestão do seu negócio de alimentação!
Ficaremos muito felizes em poder te ajudar e tirar todas as suas dúvidas.
Comments